Inside the researchers lab com Hugh Durrant-Whyte

Uma das coisas que eu mais gosto aqui da ANU é o grande número de palestras que ocorrem aqui. Por semana, devo receber uns 3 e-mails avisando que ocorrerão palestras acerca dos mais diversos temas, indo de direitos humanos à linguística. Foi em um desses eventos que eu assisti à excelente apresentação da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, sobre igualdade de gêneros.

Semana passada, começou o ciclo de palestras intitulado “Inside the researchers lab”, no qual pesquisadores australianos consagrados respondem a perguntas que tem como objetivo auxiliar futuros pesquisadores em suas carreiras. Nessa primeira semana do ciclo, os pesquisadores entrevistados foram Hugh Durrant-Whyte e Bob Williamson.

Inside the researchers lab, com Hugh Durrant-Whyte (esquerda) e Bob Williamson (centro)

Para quem não conhece, o professor Durrant-Whyte é conhecido pelo seu trabalho pioneiro no ramo da robótica, aplicando teorias probabilísticas para realizar localização e mapeamento simultâneos, mesmo havendo sensores ruidosos. Particularmente, eu não poderia faltar a essa palestra de forma alguma, uma vez que tenho estudado esse assunto na UnB há algum tempo e, mais além, o artigo do Durrant-Whyte foi o primeiro que eu li na universidade (e não entendi nada, hahaha).

Durante a palestra, ambos os pesquisadores deram várias dicas para o público, como “escolha um tema que seja grande e inovador, mesmo que a pesquisa dure mais de 15 anos”, “entre em contato com gente do mundo inteiro, pois existem muitas pessoas trabalhando com temas parecidos e que podem te ajudar” e “trabalhe sempre com os melhores, pois eles te influenciam a dar o seu melhor possível”. Entretanto, outras eram um pouco mais inusitadas, por exemplo, “desista da sua tese de doutorado, você nunca irá terminar essa pesquisa” e “saia do seu ramo de atuação e faça pesquisa em outras áreas”.

No fim da palestra, fui fazer o meu trabalho de tiete e conseguir uma foto com o professor Durrant-Whyte :)

Prof. Hugh Durrant-Whyte

Atualização: divulgaram o vídeo da palestra no YouTube, o qual coloco a seguir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: